Demetrio e Santa Marra emigram da Itália para o Brasil com seus 6 filhos, dentre eles, Domingos Zema, ainda com 9 anos de idade. A vinda da família Zema segue a rota de muitos imigrantes que se aventuraram em busca de sonhos e de prosperidade no “novo mundo”.
Após anos trabalhando nas lavouras, mesmo com a jornada nada favorável, a família Zema presta serviço em algumas importantes propriedades, até que consegue comprar a própria chácara.
Domingos, que tinha uma visão empreendedora, casa-se em Ribeirão Preto com Catharina Cavallaro, que trabalhava como estilista.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, Domingos se vê de mudança com a família de Ribeirão Preto para Sacramento. Lá, passou a trabalhar como motorista do Cel. Zeca Afonso, fazendo a linha Sacramento- Araxá.
Autorizada a importação de carros, Domingos compra o seu 1º automóvel, o celebrado Ford T-1914, com o apoio financeiro de sua esposa e de seu compadre Luiz Lenza.
Domingos vislumbra o destino promissor da estação de águas de Araxá e decide fixar-se na região para realizar um tratamento de saúde, assim como para empreender na região turística.
Domingos inaugura a Auto Viação para realizar o transporte de passageiros entre as cidades vizinhas de Araxá. Mais tarde, a empresa também passou a transportar passageiros entre o Barreiro e a própria cidade de Araxá.
1921: Àquela época conhecido como Bigode, o Ford T-1914 que havia sido comprado por Domingos Zema cai no Rio Araguari durante uma viagem realizada entre Araxá e Uberaba. Submerso nas águas do rio, o veículo não é encontrado após a queda.
Os negócios cresciam e, em 1923, a Casa Sport tornou-se revendedora Ford. Domingos Zema, então, ganhou um prêmio da companhia estadunidense: uma Campanha de Vendas Brasil-Argentina do quadrimestre maio/agosto daquele ano.
Desde o início dos anos 1920, Domingos já investia em anúncios publicitários. Além disso, a empresa realizou uma passeata para apresentar seus produtos, algo muito inovador para a época.
Empreendedor, mas com poucos recursos financeiros, Domingos decide investir em uma prensa de ladrilhos e em uma marcenaria própria para poder construir o sobrado com que tanto sonhava. No mesmo ano, começa também a fabricar turbinas hidráulicas, que passaram a suprir a falta de energia nas fazendas da região.
Domingos Zema, dando mais um passo pioneiro, inaugura em Araxá o primeiro posto de combustível.
Para suprir o racionamento de gasolina durante a 2ª guerra mundial, a oficina Zema adapta um veículo para ser movido a gasogênio. Curiosamente, Domingos se opôs à produção de mais carros adaptados, mas seus filhos Oswaldo e Romeu Zema, já ativos nos negócios da família, insistiram e o fizeram.
Nos 25 anos da empresa Zema, inaugura-se a revenda Studebaker, marca de automóveis que, na época, eram considerados sofisticados. A empresa passa a se chamar “Domingos Zema & Filhos”, tendo Domingos como presidente e seu filho Romeu como diretor comercial.
O início da década mostrou-se promissor para os negócios. A empresa Domingos Zema & Filhos começa a representar o nome Vemag, uma marca de veículos fabricada em solo brasileiro, mas que utilizava tecnologia estrangeira. Mais tarde, a revenda do Fusca e do Simca, dois símbolos do mercado automibilístico, também passa a ser dos Zema.
Em virtude de um grave acidente aéreo, Romeu Zema acaba falecendo. Naquele momento de tragédia, a empresa sentiu muito a perda de seu diretor comercial.
Com apenas 14 anos, Ricardo Zema passa a acompanhar o avô Domingos e toma para si a responsabilidade de cuidar da família e da empresa.
Ricardo já se sentia responsável pela firma com 19 anos, mesmo que a direção só lhe fosse entregue dois anos depois, em 1963, quando completaria 21 anos. Cada vez mais, ele passava a ter maior responsabilidade como um funcionário polivalente.
Em função do tempo muito seco daquele ano, o Ford T-1914, naufragado em 1921, reaparece nas águas do Rio Araguari. Restaurado pelo neto Ricardo, o carro de Domingos representa a persistência que solidifica os valores da marca Zema.
Inicia-se a expansão dos negócios com a compra de um segundo posto de combustível. Nesse mesmo ano, com o fortalecimento do nome, surge a marca Zema e, a partir dela, várias outras empresas foram fundadas ou adquiridas.
A venda de eletrodomésticos surge quando Ricardo Zema decide adquirir uma concessionária da General Motors e, na negociação, aceita uma loja da Dako e da Frigidaire, ambas vinculadas à montadora americana.
Ao começar a década de 1980, o respeitado empresário lançou o primeiro centro comercial de Araxá. O “Gigante da Boa Vista” recebeu o nome de Centro Comercial Domingos Zema no mesmo ano em que falecera o homenageado e fundador do grupo.
Depois desse, outros projetos viraram realidade, como a criação da AutoZema, concessionária Fiat, e a construção do Edifício Romeu Zema.
Desde então, os quase quarenta anos que se seguiram são representativos do grande mérito de Ricardo Zema, conquistado com trabalho, determinação e talento. Pouco tempo depois, também no final da década de 1980, Romeu e Romero voltaram a Araxá depois de formados em Administração de Empresas e começaram a atuar no grupo.
Ano em que a empresa completou 90 anos. Gerida, então, pelo primogênito de Ricardo, Romeu Zema Neto, a Zema constitui-se como uma das maiores empresas do Brasil, notável por sua solidez e crescimento contínuo.
A empresa assume uma marca única, com design mais moderno. A nova logomarca passa a valer para todas as empresas do grupo, que mantêm vivos os valores. Ao longo dessa jornada, a Zema contou com o apoio de um conselho administrativo e de vários executivos, todos formados no âmbito da empresa.
Romero Zema, segundo filho de Ricardo Zema, atua como o principal executivo do grupo.
Mesmo em ano de pandemia, a Zema se destaca novamente: inicia o ano com 412 pontos de vendas – Lojas Zema – e encerra com 431, faturando mais de 1 bilhão de reais.
Com índices em torno de 22% de crescimento, a Zema segue sua trajetória de êxito, superando limites e acreditando que, somente juntos, podemos ser cada vez mais. Em 2023, vamos comemorar 100 anos de muita simplicidade, transparência, coragem, energia, ética, valorização às pessoas e muito trabalho.
2023 se tornou memorável, a empresa completou 100 anos de existência e construiu vários momentos para comemorar com os seus colaboradores.