Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Aceitar Cookies

1898

Demetrio e Santa Marra emigram da Itália para o Brasil com seus 6 filhos, dentre eles, Domingos Zema, ainda com 9 anos de idade. A vinda da família Zema segue a rota de muitos imigrantes que se aventuraram em busca de sonhos e de prosperidade no “novo mundo”.

1910

Após anos trabalhando nas lavouras, mesmo com a jornada nada favorável, a família Zema presta serviço em algumas importantes propriedades, até que consegue comprar a própria chácara.

1913

Domingos, que tinha uma visão empreendedora, casa-se em Ribeirão Preto com Catharina Cavallaro, que trabalhava como estilista.

1918

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, Domingos se vê de mudança com a família de Ribeirão Preto para Sacramento. Lá, passou a trabalhar como motorista do Cel. Zeca Afonso, fazendo a linha Sacramento- Araxá.

1919

Autorizada a importação de carros, Domingos compra o seu 1º automóvel, o celebrado Ford T-1914, com o apoio financeiro de sua esposa e de seu compadre Luiz Lenza.

1920

Domingos vislumbra o destino promissor da estação de águas de Araxá e decide fixar-se na região para realizar um tratamento de saúde, assim como para empreender na região turística.

Domingos inaugura a Auto Viação para realizar o transporte de passageiros entre as cidades vizinhas de Araxá. Mais tarde, a empresa também passou a transportar passageiros entre o Barreiro e a própria cidade de Araxá.

1921

1921: Àquela época conhecido como Bigode, o Ford T-1914 que havia sido comprado por Domingos Zema cai no Rio Araguari durante uma viagem realizada entre Araxá e Uberaba. Submerso nas águas do rio, o veículo não é encontrado após a queda.

1924

Os negócios cresciam e, em 1923, a Casa Sport tornou-se revendedora Ford. Domingos Zema, então, ganhou um prêmio da companhia estadunidense: uma Campanha de Vendas Brasil-Argentina do quadrimestre maio/agosto daquele ano.

1925

Desde o início dos anos 1920, Domingos já investia em anúncios publicitários. Além disso, a empresa realizou uma passeata para apresentar seus produtos, algo muito inovador para a época.

1928

Empreendedor, mas com poucos recursos financeiros, Domingos decide investir em uma prensa de ladrilhos e em uma marcenaria própria para poder construir o sobrado com que tanto sonhava. No mesmo ano, começa também a fabricar turbinas hidráulicas, que passaram a suprir a falta de energia nas fazendas da região.

1936

Domingos Zema, dando mais um passo pioneiro, inaugura em Araxá o primeiro posto de combustível.

1939

Para suprir o racionamento de gasolina durante a 2ª guerra mundial, a oficina Zema adapta um veículo para ser movido a gasogênio. Curiosamente, Domingos se opôs à produção de mais carros adaptados, mas seus filhos Oswaldo e Romeu Zema, já ativos nos negócios da família, insistiram e o fizeram.

1948

Nos 25 anos da empresa Zema, inaugura-se a revenda Studebaker, marca de automóveis que, na época, eram considerados sofisticados. A empresa passa a se chamar “Domingos Zema & Filhos”, tendo Domingos como presidente e seu filho Romeu como diretor comercial.

1950

O início da década mostrou-se promissor para os negócios. A empresa Domingos Zema & Filhos começa a representar o nome Vemag, uma marca de veículos fabricada em solo brasileiro, mas que utilizava tecnologia estrangeira. Mais tarde, a revenda do Fusca e do Simca, dois símbolos do mercado automibilístico, também passa a ser dos Zema.

1957

Em virtude de um grave acidente aéreo, Romeu Zema acaba falecendo. Naquele momento de tragédia, a empresa sentiu muito a perda de seu diretor comercial.

Com apenas 14 anos, Ricardo Zema passa a acompanhar o avô Domingos e toma para si a responsabilidade de cuidar da família e da empresa.

1961

Ricardo já se sentia responsável pela firma com 19 anos, mesmo que a direção só lhe fosse entregue dois anos depois, em 1963, quando completaria 21 anos. Cada vez mais, ele passava a ter maior responsabilidade como um funcionário polivalente.

1966

Em função do tempo muito seco daquele ano, o Ford T-1914, naufragado em 1921, reaparece nas águas do Rio Araguari. Restaurado pelo neto Ricardo, o carro de Domingos representa a persistência que solidifica os valores da marca Zema.

1969

Inicia-se a expansão dos negócios com a compra de um segundo posto de combustível. Nesse mesmo ano, com o fortalecimento do nome, surge a marca Zema e, a partir dela, várias outras empresas foram fundadas ou adquiridas.

1976

A venda de eletrodomésticos surge quando Ricardo Zema decide adquirir uma concessionária da General Motors e, na negociação, aceita uma loja da Dako e da Frigidaire, ambas vinculadas à montadora americana.

1980

Ao começar a década de 1980, o respeitado empresário lançou o primeiro centro comercial de Araxá. O “Gigante da Boa Vista” recebeu o nome de Centro Comercial Domingos Zema no mesmo ano em que falecera o homenageado e fundador do grupo.

Depois desse, outros projetos viraram realidade, como a criação da AutoZema, concessionária Fiat, e a construção do Edifício Romeu Zema.

1987

Desde então, os quase quarenta anos que se seguiram são representativos do grande mérito de Ricardo Zema, conquistado com trabalho, determinação e talento. Pouco tempo depois, também no final da década de 1980, Romeu e Romero voltaram a Araxá depois de formados em Administração de Empresas e começaram a atuar no grupo.

2013

Ano em que a empresa completou 90 anos. Gerida, então, pelo primogênito de Ricardo, Romeu Zema Neto, a Zema constitui-se como uma das maiores empresas do Brasil, notável por sua solidez e crescimento contínuo.

2018

A empresa assume uma marca única, com design mais moderno. A nova logomarca passa a valer para todas as empresas do grupo, que mantêm vivos os valores. Ao longo dessa jornada, a Zema contou com o apoio de um conselho administrativo e de vários executivos, todos formados no âmbito da empresa.

2019

Romero Zema, segundo filho de Ricardo Zema, atua como o principal executivo do grupo.

2020

Mesmo em ano de pandemia, a Zema se destaca novamente: inicia o ano com 412 pontos de vendas – Lojas Zema – e encerra com 431, faturando mais de 1 bilhão de reais.

2022

Com índices em torno de 22% de crescimento, a Zema segue sua trajetória de êxito, superando limites e acreditando que, somente juntos, podemos ser cada vez mais. Em 2023, vamos comemorar 100 anos de muita simplicidade, transparência, coragem, energia, ética, valorização às pessoas e muito trabalho.

2023

2023 se tornou memorável, a empresa completou 100 anos de existência e construiu vários momentos para comemorar com os seus colaboradores.

Memórias Zema

Gostou da nossa trajetória? Se quiser conhecer ainda mais sobre nossa história, eu separei para você algumas de nossas boas memórias. Visite nosso acervo!
Visitar Acervo