Linha do Tempo

A determinação de pessoas simples e corajosas transformou a Zema em uma das maiores empresas do Brasil.

1898

O começo da jornada

Demétrio Zema e Santa Marra vieram para o Brasil, na aventura da imigração. Junto com o casal vieram cinco filhos, dentre eles, Domingos Zema, com 9 Anos.

Em 1913, Domingos Zema casou-se com Catharina Cavallaro. Mudaram-se para Araxá e logo perceberam que a nova cidade oferecia oportunidades de negócios.

1923

O início das atividades

12 de maio, Domingos Zema montou a Casa Sport, uma pequena loja de peças, acessórios, lubrificantes e combustíveis. Neste mesmo ano, Domingos começou a alugar carros e fabricar carroças.

1926

A inovação

A Casa Sport tornou-se revendedora Ford e Domingos Zema ganhou um prêmio da companhia norte-americana numa Campanha de Vendas Brasil-Argentina do quadrimestre maio/agosto daquele ano.

1936

O primeiro posto

Domingos Zema inaugurou o primeiro posto de gasolina na cidade de Araxá.

Em 1939, para suprir o racionamento de gasolina durante o período da segunda guerra mundial, a oficina Zema adapta um veículo movido a gasogênio. Os carros eram construídos contra a vontade de Domingos Zema, porém com a colaboração do filho Romeu Zema.

1948

25 anos de Zema

Inaugura-se a revenda da marca Studebaker. Agora com novo nome, sob presidência de Domingos Zema e Romeu Zema como diretor comercial.

Em 1957, com a morte de Romeu em um acidente aéreo, seu filho Ricardo, que já demonstrava traços de um jovem cheio de objetivos, começa a acompanhar o avô nos negócios.

1961

Ricardo Zema assume a direção

Ricardo já se sentia responsável pela firma, mesmo que a direção só lhe fosse entregue só dois anos depois, quando ele completaria 21 anos. Ele passava a ter maior responsabilidade como um funcionário polivalente.

1969

A Nova Geração

Iniciou-se a expansão dos negócios com a compra de um segundo posto de combustível. A Zema anteviu-se aos concorrentes e investiu na ampliação de seus negócios como única maneira de se manter.

Neste mesmo ano, com o fortalecimento dos negócios, surge a marca Zema e a partir daí várias outras empresas foram fundadas ou adquiridas até atingir sua dimensão atual.

1976

Novos negócios

Quando Ricardo Zema decidiu adquirir uma concessionária da General Motors, aceitou na negociação uma loja da Dako e Frigidaire, marcas de eletrodomésticos que pertenciam à montadora americana. Naquele momento, por acaso, começava a nascer as Lojas Zema Eletro, um dos negócios do grupo que veio a se tornar um dos maiores, chegando a 500 lojas.

1995

Grandes conquistas

Neste ano, Cézar Chaves até então Gerente da Divisão de Postos idealizou e marcou uma nova fase para a empresa. A oportunidade na mudança da regulamentação do setor faz surgir a Zema Petróleo, um grande projeto implementado por ele.

1997

Grandes conquistas

A marca Zema Petróleo estava presente em mais de 180 revendedores nos estados de MG, GO, SP e MT. Uma trajetória de conquistas e trabalho que fazem da empresa uma das distribuidoras mais promissoras do país.

2000

Zmais Conveniência

Surge a Zmais, um autosserviço que se adapta às características e ao espaço físico de cada posto. Oferecendo um extenso mix de produtos e serviços, os clientes encontram o que precisam a qualquer hora do dia ou da noite.

2013

90 anos de compromisso e tradição

Há 90 anos, a Zema constituiu-se como uma das maiores empresas do Brasil, notável por sua solidez e crescimento contínuo. Firma-se cada vez mais um grupo solidificado e forte, rumo ao seleto grupo das empresas centenárias, sendo reconhecida por sua visão empreendedora, valorização, investimentos constantes em pessoas e responsabilidade socioambiental.

2015

Zema Petróleo atinge o marco de 300 revendedores

A Zema Petróleo possui mais de 300 revendedores em MG, GO, PA, TO, SP, MT, RJ e DF, Além dos revendedores, a Zema Petróleo atende clientes consumidores como frotistas, empresas de transportes e usinas.

2017

Cézar Chaves assume como novo CEO

Há 40 anos, Cézar Donizete Chaves iniciou a sua trajetória profissional como frentista em um dos primeiros postos de combustível da Zema. A sua dedicação e comprometimento logo chamaram a atenção e em 1997, fundou a Zema Companhia de Petróleo, permanecendo como diretor vice-presidente até novembro de 2016.

Sob o seu comando, a Zema Petróleo tornou-se a 12ª distribuidora do País com mais de 330 postos embandeirados.

Em 2017, Cézar Chaves foi consagrado Chief Executive Officer do Grupo Zema, trazendo consigo uma história inspiradora e motivante.

2018

Unificação e modernização da marca Zema

A nova identidade visual tem um design moderno preservando os valores que nos trouxeram até aqui.

Temos uma marca única para todas as empresas do Grupo. É uma nova marca para um novo posicionamento focado em resultado.

Somos Zema, somos fortes e estamos prontos para crescer, cada vez mais!